Sabe como reter os seus melhores colaboradores? Nos tempos que correm, todos sabemos que o recrutamento e selecção de novos colaboradores está mais difícil do que nunca. A Retenção de colaboradores de qualidade tornou-se assim, um grande desafio, mas como superar este grande desafio?

Quando colocamos um anúncio, principalmente em algumas zonas do País, e em algumas áreas de especialização, é muito difícil existirem candidatos com o um perfil minimamente adequado. 

E, a existirem, pretendem remunerações superiores àquelas que a empresa paga, para a mesma função, o que torna a sua admissão muito difícil. 

Oferecer ou não remuneração mais elevada para cativar um novo talento?

Não é de todo desejável que quem entra tenha uma remuneração muito superior a quem já está na empresa, a desempenhar a mesma função, com profissionalismo. 

O que leva a um impasse.

Mas, curiosamente, a maioria das empresas estão muito pouco preocupadas com a retenção desses mesmos colaboradores. E não têm um plano de contingência para a eventual saída, por vontade própria, dos seus melhores colaboradores. Usam a política do “casa roubada, trancas à porta”.

A sua empresa tem um bom plano de contingência para os recursos humanos?

Quando perguntamos a um empresário “o que acontecerá se o seu melhor colaborador se despedir amanhã?”, a resposta tenderá a ser “nem me fale nisso…”, ou “não agoire…”

O desafio estará em encontrar “trancas” adequadas, em perfil e remuneração, em tempo útil. Já que é longo o tempo que essas “trancas” irão demorar a ser eficientes e eficazes.

Haverá então alternativa à criação de programas de retenção?

Julgo que não! 

Será que as medidas indispensáveis à adequada retenção são muito difíceis de definir e implementar?

Também não.

Têm que ser baseadas na premissa de que cada colaborador tem um determinado perfil, em termos comportamentais, de gostos, de expectativas, etc., que tem que ser conhecido de forma a podermos desenhar soluções que o tenham em conta. E não soluções “one size fits all”, como é habitual…

Para mais, em termos geracionais, não é o mesmo lidar com um “millenial”, com um “centennial” ou um “boomer”…

Realmente, aprender a desenhar e colocar em prática essas soluções individualizadas torna-se cada vez mais imprescindível.

Na Building Champions, ensinamos-lhe tudo o que necessita para contratar e reter os melhores colaboradores da sua empresa no nosso curso online, onde terá o nosso apoio, também individualizado, a par e passo, através de sessões individuais personalizadas online.

Para ter acesso ao CURSO + COACHING E MENTORING INDIVIDUAL entre em contacto connosco aqui.